A Unidade de Terapia Intensiva é o setor do hospital responsável por dar suporte à vida do paciente. Com já dito em posts anteriores, é neste setor que o paciente, com algum tipo de criticidade, é monitorado 24 horas por dia. Para tal, é necessário que a UTI seja devidamente equipada E é exatamente sobre os equipamentos que compõem um leito de UTI que falarei, de forma bem sucinta, neste post.
Cama hospitalar: embora seja mais conhecida como um mobiliário, a cama também é um equipamento que compõe o leito do paciente. Com regulagem de altura e inclinações para encosto e pés, há no mercado grande variedade de camas, das mais simples as compostas por elevada tecnologia, capaz de medir alguns sinais vitais do paciente.
Cama Hospitalar
Monitor multiparamétrico: é o responsável por acompanhar funções básicas, como a saturação de oxigênio, a pressão arterial e monitorar os batimentos cardíacos do paciente.
Monitor Multiparamétrico
Ventilador pulmonar: considerado um equipamento de suporte à vida, ele oferece uma ventilação artificial e promove suporte ventilatório temporário (completo ou parcial) a pacientes que estejam incapazes de respirar por vias normais.
Ventilador Pulmonar
Régua de gases ou estativa: responsável por abrigar os pontos de gases medicinais, pontos de tomada e de lógica para os equipamentos.
Régua de Gases Medicinais
Bomba de Perfusão: mais conhecida como bomba de infusão, ela é utilizada para perfundir líquidos, tais como medicamentos e nutrientes, com o controle de fluxo e de volume nas vias venal, artéria ou esofágica. É este equipamento que proporciona a segurança na administração de medicamentos e nutrientes no paciente.
Bombas de Infusão
De forma resumida estes são os cinco equipamentos básicos que compõem um leito de UTI. No entanto é necessário destacar que dependendo do tipo de atendimento da unidade outros equipamentos podem ser necessários. Além disso, equipamentos como: máquina de hemodiálise, raio-x portátil, eletrocardiógrafo, entre outros, são equipamentos necessários e obrigatórios em uma Unidade de Terapia Intensiva.