CLÍNICA DE CARDIOLOGIA

CLÍNICA DE CARDIOLOGIA

TIPOLOGIA

ÁREA CONSTRUÍDA

CONCLUSÃO DA OBRA

CLÍNICA CARDIOLÓGICA

730,03 M²

2020

ARQUITETURA

COLABORADORES

INTERIORES

COLABORADORES

EMEROSN ITABORAHY E MONIZE FRAGA

MARIA CLARA NALESSO

EMERSON ITABORAHY E MONIZE FRAGA

MARIA CLARA NALESSO

FICHA TÉCNICA

TIPOLOGIA

ÁREA CONSTRUÍDA

CONCLUSÃO DA OBRA

CLÍNICA CARDIOLÓGICA

730,03 M²

 

2020

PROJETO

ARQUITETURA

COLABORADORES

INTERIORES

COLABORADORES

EMERSON ITABORAHY E MONIZE FRAGA

MARIA CLARA NALESSO

EMERSON ITABORAHY E MONIZE FRAGA

MARIA CLARA NALESSO

Simplicidade, funcionalidade e sofisticação. Estas foram as palavras utilizadas pela proprietária para descrever o que esperava para a nova, e primeira, sede da ICTUS Cordis, clínica médica especializada em check-up, que estará localizada em uma das principais avenidas de Cuiabá e, em um dos polos do setor de saúde no município.

Atualmente funcionando em imóvel alugado, a proprietária tinha o objetivo de ampliar os negócios e solidificar a sua marca. As premissas iniciais de projeto eram claras: uma clínica com dois pavimentos, sendo um para a clínica cardiológica e outro para um ambulatório, no qual os consultórios seriam locados para espacialidades afins. Mas o mais importante era: que os pavimentos pudessem ter funcionamento independente. A outra expectativa da cliente era proporcionar ao setor de saúde cuiabano uma clínica com qualidade espacial onde a arquitetura, assim como o atendimento médico, se tornasse um diferencial e fator atrativo e de decisão no ato da escolha dos pacientes.

Apoiadora dos esportes e atleta semiprofissional de ciclismo, uma grande vontade da cliente era ir trabalhar direto do treino de pedal. Com isso, precisaria de um acesso para o seu consultório que não passasse pela recepção da clínica e um local para se arrumar antes de iniciar os atendimentos.

A partir destas premissas o maior desafio do projeto era implantar todo o programa de necessidades para a clínica cardiológica em um único pavimento. Para tal, quanto menos interferências estruturais, maior seria a área disponível. Assim, a primeira decisão foi escolher um sistema estrutural que possibilitasse maiores panos de laje, com menor quantidade de pilares e com vigamentos somente na extremidade da edificação, o que nos possibilitaria maior flexibilidade para as instalações no entre forro, com pontos específicos para caminhamento vertical.

Para que a arquitetura refletisse a identidade da marca e representasse as principais características solicitadas (simplicidade, funcionalidade e sofisticação), o ponto de partida a clareza volumétrica e poucos materiais.  Assim, com uma linguagem contemporânea, a clínica está implantada em um único volume, formado por uma casca em concreto, com fechamento em pele de vidro nas áreas das recepções e consultórios, que estão voltados para o sol nascente. Para marcação do acesso público à clínica, um grande negativo foi gerado neste volume, criando um volume em madeira secundário que permeia nas recepções da clínica.

Aproveitando a topografia do terreno, o projeto é composto por três pavimentos, sendo o estacionamento com acesso pela cota mais baixa, a clínica cardiológica com acesso pela cota mais alta e o primeiro pavimento, o ambulatorial, também com acesso pela cota mais alta.  Para organizar os espaços e atender a todo o programa, o projeto contempla ambientes compactos e funcionais, mesclado aos processos de atendimento previamente estabelecidos, e que atualmente já são executados na atual clínica.

CONTRIBUIÇÃO PROFISSIONAL

El proyecto desarrolla la idea de diseñar un hospital integrado a un paisaje natural basado en tres conceptos: el aprovechamiento de la topografía existente, la fusión con el paisaje y la apertura hacia las vistas del lugar. La propuesta se inicia con la valoración del paseo peatonal existente, planteando paralelo a este todos los accesos y circulaciones públicas. Para lograr una mejor integración con la naturaleza e intentar minimizar el impacto del volumen construido, los servicios hospitalarios fueron distribuidos en tres bloques orientados hacia las montañas al sur. Esta distribución también genera espacios verdes entre los bloques, donde el bosque se mete en el hospital.

© Monize Fraga. All rights reserved. 

© Monize Fraga. All rights reserved.