Simplicidade, funcionalidade e sofisticação. Estas foram as palavras utilizadas pela proprietária para descrever o que esperava para a nova, e primeira, sede da ICTUS Cordis, clínica médica especializada em check-up, que estará localizada em uma das principais avenidas de Cuiabá e, em um dos polos do setor de saúde no município.
Atualmente funcionando em imóvel alugado, a proprietária tinha o objetivo de ampliar os negócios e solidificar a sua marca. As premissas iniciais de projeto eram claras: uma clínica com dois pavimentos, sendo um para a clínica cardiológica e outro para um ambulatório, no qual os consultórios seriam locados para espacialidades afins. Mas o mais importante era: que os pavimentos pudessem ter funcionamento independente. A outra expectativa da cliente era proporcionar ao setor de saúde cuiabano uma clínica com qualidade espacial onde a arquitetura, assim como o atendimento médico, se tornasse um diferencial e fator atrativo e de decisão no ato da escolha dos pacientes.
Apoiadora dos esportes e atleta semiprofissional de ciclismo, uma grande vontade da cliente era ir trabalhar direto do treino de pedal. Com isso, precisaria de um acesso para o seu consultório que não passasse pela recepção da clínica e um local para se arrumar antes de iniciar os atendimentos.
A partir destas premissas o maior desafio do projeto era implantar todo o programa de necessidades para a clínica cardiológica em um único pavimento. Para tal, quanto menos interferências estruturais, maior seria a área disponível. Assim, a primeira decisão foi escolher um sistema estrutural que possibilitasse maiores panos de laje, com menor quantidade de pilares e com vigamentos somente na extremidade da edificação, o que nos possibilitaria maior flexibilidade para as instalações no entre forro, com pontos específicos para caminhamento vertical.