Este projeto surgiu da necessidade da instituição hospitalar em atender ao aumento do número de partos normais. Assim, para obter uma solução mais ágil e eficaz, decidiu-se reformar uma enfermaria e transforma-la em um apartamento para parto normal. Este apartamento está localizado na unidade de internação hospitalar que possui atendimento voltado ao puerpério e recém-nascidos, e com acesso facilitado ao centro cirúrgico.
Como a área disponível para projeto era limitada, o maior desafio era conseguir estabelecer um layout que respondesse com eficiência às demandas de atendimento à parturiente, ao recém-nascido e à equipe médica. Além dos aspectos técnicos, a arquitetura deveria proporcionar aos usuários um ambiente humanizado, acolhedor e seguro.
Sendo assim, o apartamento é composto por uma banheira, cama PPP, carro de anestesia, berço aquecido, espaldar, poltrona, bola, bancada equipada para primeiros cuidados do RN e toda a infraestrutura necessária para os equipamentos. Os materiais de acabamento escolhidos são normatizados e adequados para o uso a que se propõe e, seguem uma paleta de cores associada à marca do cliente. A iluminação foi projetada de forma a proporcionar à parturiente vários “cenários”, inclusive com cromoterapia.