Boas vindas!

Seja bem-vindo! Pegue seu café, sente-se confortavelmente e vamos prosear.


Amante de arquitetura, de arquitetura para a saúde e, principalmente do poder que os ambientes possuem em transformar pessoas, energias e sentimentos. Essa sou eu. E com objetivo de conectar pessoas com o mesmo propósito ou curiosas sobre este assunto, resolvi criar este espaço para compartilhar as minhas percepções sobre esta área de estudo.


Quando fala-se sobre este tipo de arquitetura, à mente da grande maioria das pessoas vem a imagem de um hospital. Essa área de estudo da arquitetura ainda é muito conhecida como Arquitetura Hospitalar. No entanto, saúde possui demasiada amplitude no âmbito arquitetônico e de vida. As nossas cidades representam saúde, os parques, a qualidade de vida nas habitações, sejam elas urbanas ou rurais, também representam saúde.

Tudo que envolve a nossa relação com a esfera em que vivemos reflete na nossa saúde, seja ela física ou mental.


O hospital na verdade é uma edificação destinada ao tratamento curativo ou paliativo de enfermidades, e que faz parte de um sistema de saúde. Além do hospital, diversos são os organismos que compõem os sistemas. E aqui vou me dedicar a falar sobre isso. Sobre a arquitetura dos espaços destinados à prevenção, tratamento e cura de enfermidades e/ou patologias.

Falarei sobre fluxos, suas composições, legislações, normativas e atualidades. Mas, principalmente, sobre o fundamental papel que estes espaços possuem no processo clínico e no impacto aos pacientes. É o olhar de como a arquitetura impacta em todo o processo.


Seja muito bem vindo! Espero que aqui possamos trocar informações, compartilhar conhecimentos e somar para o crescimento e valorização desta área de estudo da arquitetura. Faremos aqui mais do que uma conversa de arquiteto para arquiteto, um canal de diálogo entre distintos profissionais que trabalham para melhorar o cenário nacional da saúde, desmistificando a arquitetura hospitalar, qualificando espaços e despertando consciências.


Com muito carinho,

Monize Fraga.

Um comentário

  1. Rita Neponuceno

    Estou amando o conteúdo do blog. Inovação, tecnologia, ideias que podem ser aplicadas aos hospitais Brasil a fora que carecem dessa estrutura que gera essa impressão humanizadora e de bem-estar. Parabéns, continue buscando inspirações, precisamos de profissionais como você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *